terça-feira, 12 de outubro de 2010

Piercing Lingual e o posicionamento dos dentes

http://www.jco-online.com/


Um estudo realizado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, foi publicado recentemente no periódico científico "Journal of Clinical Orthodontics", afirmando que o Piercing lingual pode alterar a posição dos dentes.

Os autores acompanharam o caso de uma mulher de 26 anos que usa o acessório há sete. A moça tem um espaço entre os dentes incisivos superiores, que não existia antes dela colocar o piercing.

De acordo com relato da própria paciente, ela tem o hábito de brincar com o piercing, empurrando a pequena bolinha contra os dentes.

"O piercing muda a posição da língua, além de deixá-la hipotônica", afirma o ortodontista Everson Schweitzer, da rede Sorridents, em São Paulo. "Isso pode alterar a posição dos dentes, além da fala e da deglutição", conta.

Segundo os autores do estudo, o piercing na língua pode resultar em ferimentos graves, não apenas para os dentes. Piercings também têm sido associadas com hemorragias, infecções, traumas na gengiva e, no pior dos casos, abcessos cerebrais.

"Para quem usa aparelho, o piercing é contra-indicado", completa Schweitzer. Ele afirma conhecer casos de pacientes que tiveram a língua rasgada porque o piercing se prendeu ao aparelho.

Especialistas britânicos alertaram as pessoas a "afastar-se" do adorno.
_________________
Quem quiser ler o artigo na íntegra, em inglês, pode deixar o pedido nos “comentários” com nome e email que disponibilizo!Abraços a todos!


FONTE: BBC News, Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário