sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mergulhar dente quebrado em água de coco aumenta em 60% possibilidade de reimplante


A descoberta é dos pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. O produto desenvolvido pelos pesquisadores da Faculdade foi premiado na 27ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, realizada em Águas de Lindóia (SP).

“Se o dente for permanente? O que fazer caso ele caia depois de um trauma? “

Muitos preferem guardar num copo com leite. Outros embrulham num papel até procurar o dentista. Nas clínicas, o que se percebe é que nem todos os dentes que chegam podem ser reimplantados. Isso por que se perde muitas células vivas que são essenciais para o sucesso do reimplante.

Nós precisamos que as células estejam vivas para termos sucesso em um reimplante. O papel da água de coco é esse, manter as células vivas por um período maior de tempo”, disse a pesquisadora Priscilla Barbosa Ferreira Soares.

Cansados de perder dentes que poderiam ser reimplantados, os dentistas da Universidade Federal de Uberlândia descobriram um conservante natural que aumenta em 60% as possibilidades de reimplante: a água de coco.O Brasil está entre os cinco maiores produtores de coco do mundo e, pensando na idéia de gerar um produto que tenha viabilidade de gerar riqueza para o país, também se pensou num produto que tenha em abundância no Brasil. Foram três anos de pesquisas. O desafio agora é fazer com que a água de coco dure mais tempo.

Os pesquisadores acreditam que o produto estará pronto em um ano. “Queremos criar, por meio da Faculdade de Odontologia, um programa de educação para orientação sobre o uso do produto e esperamos que o mesmo seja distribuído gratuitamente nos postos de saúde, nas escolas públicas e para o Corpo de Bombeiros”, disse Carlos José Soares

FONTE: UFU, Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário