quinta-feira, 14 de outubro de 2010

15 de Outubro: Dia Mundial de lavar as mãos!!Já lavou as suas mãos hoje?


A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu instituir o dia 15 de Outubro como o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, devido à relevância da lavagem das mãos enquanto medida promotora da saúde preventiva da doença.

Em 2008, um evento em Bangladesh, na Ásia, entrou para o livro dos recordes: 75 mil escolas e 15 milhões de pessoas foram visitadas e aprenderam os benefícios de esfregar dedos, palmas e unhas com água e sabão. Foi o recorde do maior número de pessoas lavando as mãos ao mesmo tempo.

Em 2009, mais de 85 países, principalmente na Ásia e na África, promoveram eventos em escolas para conscientização das crianças.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos é fruto de uma parceria que envolve governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais, e empresas privadas.

Lavar sempre as mãos com água e sabão, um gesto bem simples, previne doenças e protege contra micróbios, vírus e bactérias que podem estar em todos os lugares.Reforçar a importância da lavagem das mãos como meio de prevenção da transmissão de infecções, na prestação de cuidados de saúde, bem como incentivar a prática de bons hábitos diários.

Temos milhares de bactérias no corpo, algumas naturais e outras não”, diz o médico infectologista Marcos Antonio Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infectologia. “Ao lavarmos as mãos, diminuímos a quantidade de microorganismos nelas. Assim, reduzimos a contaminação e a chance de nos infectarmos com doenças como poliomielite, hepatite e pneumonia”, explica o especialista.
_________
Por que lavar as mãos????
(http://www.hsm.min-saude.pt/contents/pdfs/eventos/DM_LM_FINALISSIMO.pdf)

- As mãos são um dos mais importantes veículos de transmissão de micróbios causadores de doenças.

- As mãos sujas são, muitas vezes, responsáveis pela contaminação de alimentos (podendo causar intoxicações alimentares) ou ainda pela contaminação de objetos do dia-a-dia que, quando em contacto com as mucosas ou pele lesada, podem causar infecções no organismo.

- Sabe-se, por exemplo, que a via mais frequente de transmissão do vírus da gripe é através dasmãos (auto-inoculação por contacto com outras mãos ou objectos contaminados).

- A lavagem das mãos é, de acordo com a evidência científica disponível, uma das maneiras mais eficazes de prevenir muitas das infecções em si e nos outros.

- Esta medida é particularmente importante quando tratamo s ou contactamos com pessoas doentes ou acamadas podendo nestes casos – e desde que as mãos não estejam visivelmentesujas - ser usadas soluções antissépticas de base alcoólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário