domingo, 17 de outubro de 2010

Contaminação por Mércurio em SP

Consultórios de dentistas podem ser responsabilizados pelo descarte de mercúrio metálico em um terreno baldio do distrito de Primavera, em Rosana (SP).
Pelo menos 60 pessoas foram contaminadas, sendo 12 em estado grave. Entre o grupo de 12 vítimas, de até 13 anos, estão seis crianças que, no fim de junho, brincavam no terreno e encontraram uma cesta com 15 frascos da substância usada em odontologia. Os menores levaram um tubinho de mercúrio para a escola onde estudam e outros 6 alunos também se contaminaram ao manusear o produto por curiosidade.

A área do terreno onde o mercúrio foi encontrado foi interditada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que também interditou as casas onde as famílias das 12 crianças moravam. As famílias agora moram em residências providenciadas pela prefeitura, que registrou boletim de ocorrência na delegacia local. "Não sabemos quem jogou o mercúrio, a polícia vai investigar e o responsável deveria ser preso", afirmou o enfermeiro David Rodrigues, de 48 anos, secretário municipal de Saúde.

Ele, porém, não acusa diretamente as clínicas odontológicas: "Pode ser procedente (o mercúrio) de consultórios de dentistas, há várias clínicas odontológicas na cidade", disse, lembrando que também foram encontradas próteses dentárias entre os frascos. Duas meninas, de 2 e 3 anos, viajaram para Campinas, onde fizeram tratamento. "Elas já voltaram para Primavera e estão bem", disse o secretário.

As meninas tiveram problemas de saúde, como diarréia e sangramento das gengivas. As outras vítimas estão sendo observadas. O secretário negou que a prefeitura seja dona do terreno. "É um terreno baldio com plantação de eucaliptos, ainda não sabemos quem é o dono. Sempre tem invasão", completou, descartando a participação do MST (Movimento dos Sem-Terra) nas ocupações da área. Porém, o terreno baldio fica perto de outro onde a prefeitura deposita entulho.

O Ministério Público instaurou inquérito para tentar identificar o responsável pelo descarte do mercúrio e verificar se houve omissão da prefeitura no caso.

“Também precisamos saber se houve contaminação do lençol freático ou do solo”, explicou o promotor de Justiça Jandir Moura Torres Neto
_______________

Algumas Considerações


O mercúrio é um metal pesado, líquido e extremamente tóxico que vem sendo utilizado como matéria prima nas restaurações dentárias de amálgama de prata há mais de um século, em virtude de suas ótimas características físicas e mecânicas. Em seu estado líquido é extremamente volátil, oferecendo altos riscos de contaminação durante o seu manuseio, uma vez que a principal via de penetração desse metal no organismo é a respiratória.

Diversos efeitos tóxicos são atribuídos à exposição ao mercúrio ou à sua inalação, tais como prejuízo da função renal (BOYD et al., 1991), alterações na flora intestinal (SUMMERS et al., 1993), disfunções cardíacas (FRUSTACI et al., 1999), bronquiolites e pneumonites (ASANO et al., 2000), além de severas alterações no sistema nervoso central, caracterizadas por tremores, parestesias, alterações do equilíbrio, cefaléias, distúrbios da condução nervosa, da memória, da concentração e da coordenação motora (GLINA; SATUT; ANDRADE, 1997).

Intoxicação aguda
*Aspecto cinza escuro na boca e faringe
*Dor intensa
*Vômitos (podem ser até sanguinolentos)
*Sangramento nas gengivas
*Sabor metálico na boca
*Ardência no aparelho digestivo
*Diarréia grave ou sanguinolenta
*Inflamação na boca (estomatite)
*Queda dos dentes e ou dentes frouxos
*Glossite
*Tumefação da mucosa da gengiva
*Nefrose nos rins
*Problemas hepáticos graves

Intoxicação Crônica
*Transtornos digestivos
*Transtornos nervosos
*Caquexia
*Estomatite
*Salivação
*Mau hálito
*Inapetência
*Anemia
*Hipertensão
*Afrouxamento dos dentes
*Problemas no sistema nervoso central
*Transtornos renais leves
*Possibilidade de alteração cromossômica

Cuidados com manipulação do Mercúrio:

-Evitar derramamento acidental;
-Pisos de fácil limpeza;
-Utilização de refrigeração abundante e isolamento absoluto durante as remoções, aliados ao uso de bombas de sucção eficazes;
-Ambientes devidamente ventilados;
-Armazenagem adequada dos resíduos e utilização de outros ambientes para instalação de fontes geradoras de calor
-A utilização de equipamentos de proteção individual como máscaras, aventais, luvas, gorros e óculos durante inserções e remoções das restaurações de amálgama, também pode auxiliar na redução das possibilidades de contato do mercúrio com a pele e da inalação

Bem, se faz necessário mais estudos a cerca do mercúrio e de suas propriedades. Pois, assim minimizaríamos os casos de intoxicação por esse metal. Na literatura atual, não encontrei ainda um consenso sobre as restaurações de amálgama X saúde de seus portadores.
FONTE: Estadão,O Dia, A Tarde, Folha

Um comentário:

  1. ola,sou vendedora de prod. odontologicos e essa postagem me chamou muito a atenção.Muito interessante.
    um abraço

    ResponderExcluir