Professor Leonardo MunizInvestimento: 3X R$150,00
Carga Horária:17 horas
Datas: 26/11(14 às 21h)/27/11 (8 às 19h)
Local:ABO Bahia
Informações: EAP ABO-BA: 71-22034078
Há algum tempo eu venho me surpreendendo com a vontade de escrever. Talvez isso seja consequência do hábito da leitura. Mas aqui vocês não irão encontrar nenhuma exímia escritora, sinto decepcioná-los. Apenas tentarei trocar informações com vocês tendo como foco a Odontologia.Espero que o fator tempo também ajude para manter o blog sempre atualizado!
Professor Leonardo Muniz
www.condor.ind.br/hbprofissional
http://www.dfl.com.br/
http://www.vigodent.com.br

A descoberta é dos pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. O produto desenvolvido pelos pesquisadores da Faculdade foi premiado na 27ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, realizada em Águas de Lindóia (SP).
O lábio leporino (labiopalatal) é uma anomalia craniofacial caracterizada por fissuras (aberturas) no lábio e/ou palato (céu da boca) que variam de leves (como cicatriz labial ou úvula bífida (“campainha” dividida) ) a graves como as fissuras completas de lábio e palato. As fissuras podem deixar o canal oral em contato com o nasal. As fissuras são ocasionadas pelo não fechamento destas estruturas durante um processo de cicatrização que ocorre entre a 6ª e a 12ª semana de gestação.

A Imbra promete ajudar. Colocou um telefone à disposição dos pacientes que quiserem de volta seus prontuários. “Colocam à disposição todas as fichas odontológicas, seja través de cópia delas, seja através de entrega formal com protocolo”, declara o advogado da Arbeit/Imbra.
O advogado disponibiliza o número de telefone: “É só se dirigir por telefone, em um primeiro momento, ao escritório que representa a falida através do telefone (11) 3867-5750, procurar o Dr. Diego, a Srta. Solange ou a Srta. Ana Paula e fazer esse requerimento de ficha odontológica, com nome, CPF e unidade onde foi atendido”.
FONTE:Fantástico(Globo)
Consultórios de dentistas podem ser responsabilizados pelo descarte de mercúrio metálico em um terreno baldio do distrito de Primavera, em Rosana (SP).Algumas Considerações
O mercúrio é um metal pesado, líquido e extremamente tóxico que vem sendo utilizado como matéria prima nas restaurações dentárias de amálgama de prata há mais de um século, em virtude de suas ótimas características físicas e mecânicas. Em seu estado líquido é extremamente volátil, oferecendo altos riscos de contaminação durante o seu manuseio, uma vez que a principal via de penetração desse metal no organismo é a respiratória.
Diversos efeitos tóxicos são atribuídos à exposição ao mercúrio ou à sua inalação, tais como prejuízo da função renal (BOYD et al., 1991), alterações na flora intestinal (SUMMERS et al., 1993), disfunções cardíacas (FRUSTACI et al., 1999), bronquiolites e pneumonites (ASANO et al., 2000), além de severas alterações no sistema nervoso central, caracterizadas por tremores, parestesias, alterações do equilíbrio, cefaléias, distúrbios da condução nervosa, da memória, da concentração e da coordenação motora (GLINA; SATUT; ANDRADE, 1997).
Intoxicação aguda
*Aspecto cinza escuro na boca e faringe
*Dor intensa
*Vômitos (podem ser até sanguinolentos)
*Sangramento nas gengivas
*Sabor metálico na boca
*Ardência no aparelho digestivo
*Diarréia grave ou sanguinolenta
*Inflamação na boca (estomatite)
*Queda dos dentes e ou dentes frouxos
*Glossite
*Tumefação da mucosa da gengiva
*Nefrose nos rins
*Problemas hepáticos graves
Intoxicação Crônica
*Transtornos digestivos
*Transtornos nervosos
*Caquexia
*Estomatite
*Salivação
*Mau hálito
*Inapetência
*Anemia
*Hipertensão
*Afrouxamento dos dentes
*Problemas no sistema nervoso central
*Transtornos renais leves
*Possibilidade de alteração cromossômica
Cuidados com manipulação do Mercúrio:
-Evitar derramamento acidental;
-Pisos de fácil limpeza;
-Utilização de refrigeração abundante e isolamento absoluto durante as remoções, aliados ao uso de bombas de sucção eficazes;
-Ambientes devidamente ventilados;
-Armazenagem adequada dos resíduos e utilização de outros ambientes para instalação de fontes geradoras de calor
-A utilização de equipamentos de proteção individual como máscaras, aventais, luvas, gorros e óculos durante inserções e remoções das restaurações de amálgama, também pode auxiliar na redução das possibilidades de contato do mercúrio com a pele e da inalação
Bem, se faz necessário mais estudos a cerca do mercúrio e de suas propriedades. Pois, assim minimizaríamos os casos de intoxicação por esse metal. Na literatura atual, não encontrei ainda um consenso sobre as restaurações de amálgama X saúde de seus portadores.
FONTE: Estadão,O Dia, A Tarde, Folha

http://www.jco-online.com/

| É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a minha licença. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610. |