quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Obesidade X Bactéria Selenomonas noxia

Foto: www. uol.com.br
Um estudo desenvolvido por Max Goodson (Instituto Forsyth, em Boston, Estados Unidos) com participação brasileira do professor Francisco Carlos Groppo, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi publicado na seção Discovery da Revista “Journal of Dental Research” em Junho deste ano.
Este estudo mostra uma relação direta entre a obesidade e uma bactéria periodontopatogenica, isto é, que participa da doença que afeta as gengivas, a Selenomonas noxia. Esse é o primeiro estudo que aponta uma bactéria da boca como tendo implicação na obesidade.
Para o estudo, foram recolhidas as amostras de bactérias salivares em 313 pacientes do sexo feminino, que apresentavam sobrepeso ou obesidade de nível 1 (circunferência de cintura entre 80 e 88 centímetros). Analisando o DNA, os pesquisadores mediram as bactérias deste grupo e compararam com dados de 232 indivíduos que não estavam acima do peso. A bactéria foi encontrada em quantidade muito superior ao normal nas pessoas obesas, sendo possível identificar um indivíduo obeso simplesmente pela presença de certa concentração dessa bactéria em sua boca.
Segundo Groppo, o estudo poderá servir como indicador para caracterizar uma pessoa como obesa ou não. “Observando a concentração dessa bactéria, é possível diagnosticar se determinado indivíduo é obeso, tamanha a precisão na associação”, afirmou.
É preciso estudos correlatos para saber se a bactéria atua na etiologia da doença ou apenas é conseqüência da obesidade.
- Para lerem o artigo em inglês na íntegra "Is obesity an oral bacterial Disease?" (J Dent Res 88(6):519-523, 2009), enviem email que disponibilizo para vocês.
FONTE: Journal of Dental Research

3 comentários:

  1. Excelente texto e muito interessante esta associação da Obesidade com a bactéria!Precisamos de mais estudos urgente sobre o assunto em questão.Abs...

    ResponderExcluir
  2. Conforme seu post, peço que me envie o artigo na íntegra "Is obesity an oral bacterial Disease?" (J Dent Res 88(6):519-523, 2009)

    agradeço desde já à colega baiana
    Att
    Cesar >>caesar.odonto@terra.com.br<<

    ResponderExcluir
  3. Excelente Post

    Gostaria de receber todo o artigo se for possível,

    meu email é danielchreem@gmail.com

    Um abraço

    ResponderExcluir