terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Doença na gengiva aumenta risco de infartos e derrames"

Boa noite, amigos e leitores!!
Hoje saiu no UOL sobre a pesquisa que eu citei no post anterior. Vejam link: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/08/04/ult4477u1915.jhtm
Em Pesquisa realizada na Universidade da Columbia, nos Estados Unidos em 2005, pesquisadores já alertavam para o hábito da escovação dos dentes como prevenção do risco das pessoas sofrerem derrame ou ataque do coração.
Os cientistas avaliaram a quantidade de bactérias presentes nas bocas de 657 pessoas que não tinham um histórico de derrames ou ataques cardíacos. Além de mediram a espessura da artéria carótida dos pacientes.
Os pesquisadores afirmaram que as pessoas que tinham um nível mais alto da bactéria que causa problemas na gengiva, como a doença periodontal, também apresentaram a carótida mais espessa, mesmo levando em conta outros fatores de risco cardiovascular. A explicação para a correlação dos dois problemas pode ser o fato de que a bactéria se movimenta pelo corpo por meio da corrente sangüínea e, desta maneira, estimula o sistema imunológico, causando inflamações que resultam no entupimento das artérias.
O que podemos concluir com isto tudo é que a higiene bucal deficiente sempre terá relações com inúmeras alterações sistêmicas. Com esta pesquisa da Univerdade da Columbia, podemos observar que o fato de cuidar de sua saúde bucal pode muito bem ter um impacto importante na sua saúde cardiovascular.
FONTE: BBC Brasil

Um comentário: