domingo, 2 de agosto de 2009

Doença Periodontal e alterações sistêmicas

LINDHE et al., 1999

A periodontite é uma doença infecciosa inflamatória do periodonto, caracterizada por perda óssea alveolar com colapso do ligamento periodontal. Na etiopatogênese da doença periodontal não apenas o fator microbiano, mas também a resposta imunoinflamatória do hospedeiro contínua ao estímulo recalcitrante das bactérias do biofilme subgengival são apontadas como responsáveis pelo mecanismo de lesão tecidual.
Com relação ao fator microbiano, dentre o grande espectro de bactérias Gram-negativas observadas nos sítios acometidos, alguns patógenos putativos são mais frequentemente encontrados. Este grupo de bactérias dominantes inclui Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Tannerella forsythia, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, Fusobacterium nucleatum, Campylobacter rectus e Treponema denticola. (Academia Americana de Periodontia-AAP, 2005)



Modificado de Page & Kornman, 1997


A susceptibilidade à periodontite envolve uma tríade formada por: bactéria, hospedeiro e fatores ambientais (SEYMOUR & TAYLOR 2004).
Os anticorpos são as moléculas que desempenham importante papel na resposta imune aos vários agentes infecciosos. A suscetibilidade à periodontite provavelmente se situa em torno de uma capacidade ou incapacidade de produzir anticorpos eficazes contra uma agressão microbiana específica.
Algumas condições sistêmicas como diabetes, osteoporose, ateroesclerose, infarto, alterações hormonais, risco de parto prematuro, doenças endócrinas e cardiovasculares, fumo, estresse, deficiências nutricionais, infecções pulmonares, etc tem sido apontadas como importantes na progressão do colapso tecidual.
Estudos confirmaram que pacientes com doença periodontal têm risco 2X maior de infarto, em relação a pacientes normais. Bem, o infarto e a periodontite são causadas pelos mesmos fatores de risco: fumar, diabetes e o excesso de peso.
Uma pesquisa Brasileira recente publicada no Journal of Periodontology afirma que a periodontite aumenta em até quatro vezes o risco de a pessoa ter níveis de triglicerídeos no sangue maior do que o tolerado e também diminui os níveis de HDL, conhecido como colesterol "bom" -o que aumenta o risco de desenvolver aterosclerose (formação de placas nas paredes das artérias).
"As análises apontam que os pacientes com periodontite crônica têm níveis elevados de LDL oxidado no sangue em comparação com as pessoas saudáveis. Essa oxidação é a causa da doença aterosclerótica", explica a autora do estudo, a dentista Andréa Moreira Monteiro, da USP.(Artigo original em inglês :http://www.joponline.org/doi/abs/10.1902/jop.2009.080431)
A Medicina Periodontal vem passando por constantes revisões, porém, mais estudos são necessários para estabelecer a correlação entre doença periodontal e algumas condições sistêmicas.
FONTE: Journal of Periodontoly

2 comentários:

  1. Fico feliz em ler um artigo como esse. Hoje já se sabe da importância da higiene bucal dos pacientes na prevenção de doenças pulmonares, dentre outras.Viva a integração entre os profissionais da saúde!

    ResponderExcluir
  2. teno periodontiti descobri terça feira quando me tratar vouto a falar

    ResponderExcluir