quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Simpósio Estética Perimplantar e Maxila Atrófica

Este Simpósio é uma iniciativa de Dr. Mauricio Barreto e mais uma oportunidade para ajudar no tratamento de Daniel, filho de Dra. Andréa Carvalho (Odontopediatra - USP/SP, Especialista em Odontologia a Pessoa Portadora de Necessidades Especiais - CFO, Coordenadora do Departamento de Pacientes Especiaisda EAP- ABO/BA).
Quem não puder ir ao Simpósio, pode apenas fazer a sua contribuição na Conta de Dra. Andréa.
Divulguem! Grande oportunidade de atualização científica e de ajuda a uma colega.

Comunicado Urgente: Gripe A adia 10º CIOPAR para dezembro


O 10º Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (CIOPAR) que aconteceria entre os dias 27 e 29 de agosto de 2009, foi adiado para 2, 3 e 4 de dezembro próximo. A decisão foi tomada após sucessivas reuniões da ABO/PR com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, a Associação Paranaense de Infectologia e o Ministério Público, que têm recomendado a suspensão de eventos de grande porte na região por conta da pandemia de gripe suína (H1N1).Apesar de a propagação do vírus no Paraná já ter se estabilizado – as aulas na maior parte das instituições de ensino recomeçaram na última segunda-feira (17) –, a orientação do poder público é que se evite a aglomeração de grande quantidade de pessoas em locais fechados e com pouca ventilação natural. Às vésperas de acontecer, o 10º CIOPAR já contava com mais de 1.800 pré-inscritos. Destes, segundo pesquisa realizada pela ABO/PR, 72% gostariam que o evento fosse adiado. Dos expositores, 90% manifestaram-se a favor do adiamento, e alguns palestrantes da programação científica cancelaram sua participação no evento por conta da pandemia.A nova data foi a única disponibilizada pelo Estação Embratel Convention Center, local do evento. A ABO/PR está trabalhando para adequar a programação à nova realidade. “Apesar do prejuízo que a mudança acarreta, acreditamos que a imagem da ABO e a segurança de todos os envolvidos é primordial”, declarou o presidente da ABO/PR, Osíris Pontoni Klamas. A ABO Nacional garantiu total apoio nos trâmites que envolvem o processo e na divulgação do adiamento. A comissão organizadora do 10º CIOPAR e a Diretoria da ABO/PR devem divulgar, em breve, comunicado oficial com mais esclarecimentos.

Mais informações: http://www.ciopar.com.br/


FONTE: Boletim Eletrônico da ABO NACIONAL

sábado, 15 de agosto de 2009

ABO-BA Consegue Aprovação do MEC para realização de cursos de pós-graduação Latu sensu

O Ministério da Educação (MEC) credenciou a Associação Brasileira de Odontologia- Bahia (ABO-BA), para a realização de cursos de ESPECIALIZAÇÃO em Odontologia.

GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA No- 541, DE 12 DE JUNHO DE 2009
O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso desuas atribuições, tendo em vista o disposto no Decreto No- 5.773, de09/05/2006, com alterações do Decreto No- 6.303, de 12/12/2007, naPortaria Normativa No- 40, de 12/12/2007, na Resolução No- 01 de08/06/2007 e no Parecer No- 110/2009, da Câmara de Educação Superiordo Conselho Nacional de Educação, conforme consta do ProcessoNo- 23000.006617/2007-19, Registro SAPIEnS No-20070001037, resolveArt. 1o Credenciar em caráter especial a Associação Brasileirade Odontologia - Seção da Bahia., situada na Rua AltinoSerbeto de Barros, No- 138, Bairro Itaigara, na cidade de Salvador, noEstado da Bahia, para ministrar curso de especialização em nível depós-graduação lato sensu, exclusivamente no endereço citado e naárea específica, a partir da oferta do curso de especialização emOdontologia em Saúde Coletiva, pelo prazo de 3 (três) anos, emregime presencial.Art. 2o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.FERNANDO HADDAD
FONTE: Jornal da ABO seção Bahia

Cursos ATUALIZAÇÃO ABO-BAHIA

4ºCurso de Atualização em Dentística
Estética com Compósitos e Procedimentos Diretos


Ministrador:Leonardo Muniz

Início:25 e 26 de Agosto de 2009
Investimento: 350,00 por módulo/mês
Carga horária: 112 horas
Telefone: 2203-4078 /2203-4079

www.abo-ba@org.br

Curso de Atualização em Dor orofacial e DTM

Investimento: 300,00 mensais
Carga horária: 105 horas/aula
Telefones: 2203-4078/2203-4079

www.abo-ba@org.br

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fim do Sorriso Metálico??

Queridos amigos e leitores,

Recebi uma sugestão para falar um pouquinho sobre aparelhos ortodônticos e a estética, um assunto bem atual, já que segundo estudos crescem a cada dia o número de pessoas que o utilizam, principalmente, já na fase adulta.
Como não sou conhecedora da área de Ortodontia, como um especialista, irei apenas dar uma “pincelada” no assunto... Aos ortodontistas de plantão que quiserem contribuir com informações, agradeço desde já!

Com novos métodos e materiais, os aparelhos estão praticamente invisíveis, melhorando o seu sorriso sem comprometer o seu visual.
Os mais procurados, atualmente, são os de porcelana e os transparentes, principalmente por pacientes que já passaram pela adolescência.
PORCELANA
Os de porcelanas são bastante resistentes. A desvantagem é a pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca.

CONVENCIONAL X SAFIRA

www.ortocris.com.br/imagens/servicos---safira.jpg

Aparelho ortodôntico fixo que utiliza bracket com aspecto cristalino. É esteticamente superior por ser translúcido e muito resistente ao descolamento e quebra. São mais caros que o de Porcelana.


POLICARBONATO

O policarbonato (um tipo de “resina plástica) é menos resistente que o de porcelana e safira. Porém, oferecem uma boa relação custo-benéficio.

APARELHO ORTODÔNTICO LINGUAL OU ORTOLINGUAL

Aparelho fixo que é colocado na face interna dos dentes, a chamada face lingual. Mais estético por isso. Já esta sendo confeccionado no Brasil.
Desvantagens:
Incômodo lingual devido ao atrito com as peças coladas.
Alteração inicial da fala, pela diminuição do espaço da língua.

SISTEMA INVISALIGN

http://www.invisalign.com.br


O mais cobiçado talvez seja um aparelho transparente sem fio ou suporte de metal, conhecido como Sistema Invisalign. São confeccionadas moldeiras individuais para as diferentes fases do tratamento. Por volta de duas semanas, são substituídos pela próxima série até atingir a posição final desejada.

Os especialistas lembram que apenas pequenas correções podem ser feitas. Como apinhamento e espaço entre os dentes.
O alto custo é justificado por ser feito sob medida nos Estados Unidos. O sistema Invisalign está em uso clínico desde 1997.
**Algum Ortodontista poderia me informar se o Brasil já confecciona????

AGRADECIMENTO

Ao Dr.Lourival R.S.Filho pela sugestão do tema e pelo incentivo e apoio constante!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Encontro Anual da AAP


Aos amantes da Periodontia (como eu..rsrs),

Acontece no período de 12 a 15 de Setembro de 2009, o Encontro Anual da AAP (American Academy of Periodontology) em Boston,MA com o tema “Achieving Periodontal Excellence.”
Para visualizar o programa completo desta Reunião, clique aqui:


domingo, 9 de agosto de 2009

Falsos Profissionais!

Foto: www.universia.com.br/images/ilustra/diploma_.jpg
Pelo menos 4,5 mil pessoas se passaram por falsos profissionais no Estado de São Paulo nos últimos 18 meses, e foram denunciadas pelos conselhos de classe. Os falsários aplicaram golpes no papel de farmacêuticos, dentistas, fisioterapeutas, corretores de imóveis e advogados, causando danos à saúde e às finanças das vítimas.
Caso semelhante ocorre com os protéticos, que se dizem dentistas. "O sujeito acha que tem conhecimento, mas, no fundo, não sabe o que está fazendo", diz o presidente do Crosp, Emil Adib Razuk. Ele explica que uma prótese mal ajustada pode até levar ao câncer de boca e uma extração sem a higiene necessária pode provocar, em casos extremos, a morte do paciente por septicemia. "É por isso que preocupa."

PENA IRRISÓRIA- A pena para o exercício irregular da profissão é irrisória, na avaliação do delegado José Roberto Arruda, da 2ª Delegacia de Repressão a Crimes contra a Fé Pública. A pena vai de 15 dias a 3 meses de detenção ou multa. No caso de exercício ilegal para médicos, farmacêuticos e dentistas, a pena é de 6 meses a 2 anos detenção. Na Câmara dos Deputados está tramitando um projeto de lei para tornar a punição mais dura para essas três categorias - de 2 anos a 6 anos de reclusão e multa. "E isso também vale para o dono de estabelecimento que contratar essas pessoas", adianta o autor do projeto, deputado Édio Lopes (PMDB-RR).

FONTE: Jornal O Estado de S. Paulo

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Obesidade X Bactéria Selenomonas noxia

Foto: www. uol.com.br
Um estudo desenvolvido por Max Goodson (Instituto Forsyth, em Boston, Estados Unidos) com participação brasileira do professor Francisco Carlos Groppo, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi publicado na seção Discovery da Revista “Journal of Dental Research” em Junho deste ano.
Este estudo mostra uma relação direta entre a obesidade e uma bactéria periodontopatogenica, isto é, que participa da doença que afeta as gengivas, a Selenomonas noxia. Esse é o primeiro estudo que aponta uma bactéria da boca como tendo implicação na obesidade.
Para o estudo, foram recolhidas as amostras de bactérias salivares em 313 pacientes do sexo feminino, que apresentavam sobrepeso ou obesidade de nível 1 (circunferência de cintura entre 80 e 88 centímetros). Analisando o DNA, os pesquisadores mediram as bactérias deste grupo e compararam com dados de 232 indivíduos que não estavam acima do peso. A bactéria foi encontrada em quantidade muito superior ao normal nas pessoas obesas, sendo possível identificar um indivíduo obeso simplesmente pela presença de certa concentração dessa bactéria em sua boca.
Segundo Groppo, o estudo poderá servir como indicador para caracterizar uma pessoa como obesa ou não. “Observando a concentração dessa bactéria, é possível diagnosticar se determinado indivíduo é obeso, tamanha a precisão na associação”, afirmou.
É preciso estudos correlatos para saber se a bactéria atua na etiologia da doença ou apenas é conseqüência da obesidade.
- Para lerem o artigo em inglês na íntegra "Is obesity an oral bacterial Disease?" (J Dent Res 88(6):519-523, 2009), enviem email que disponibilizo para vocês.
FONTE: Journal of Dental Research

terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Doença na gengiva aumenta risco de infartos e derrames"

Boa noite, amigos e leitores!!
Hoje saiu no UOL sobre a pesquisa que eu citei no post anterior. Vejam link: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/08/04/ult4477u1915.jhtm
Em Pesquisa realizada na Universidade da Columbia, nos Estados Unidos em 2005, pesquisadores já alertavam para o hábito da escovação dos dentes como prevenção do risco das pessoas sofrerem derrame ou ataque do coração.
Os cientistas avaliaram a quantidade de bactérias presentes nas bocas de 657 pessoas que não tinham um histórico de derrames ou ataques cardíacos. Além de mediram a espessura da artéria carótida dos pacientes.
Os pesquisadores afirmaram que as pessoas que tinham um nível mais alto da bactéria que causa problemas na gengiva, como a doença periodontal, também apresentaram a carótida mais espessa, mesmo levando em conta outros fatores de risco cardiovascular. A explicação para a correlação dos dois problemas pode ser o fato de que a bactéria se movimenta pelo corpo por meio da corrente sangüínea e, desta maneira, estimula o sistema imunológico, causando inflamações que resultam no entupimento das artérias.
O que podemos concluir com isto tudo é que a higiene bucal deficiente sempre terá relações com inúmeras alterações sistêmicas. Com esta pesquisa da Univerdade da Columbia, podemos observar que o fato de cuidar de sua saúde bucal pode muito bem ter um impacto importante na sua saúde cardiovascular.
FONTE: BBC Brasil

domingo, 2 de agosto de 2009

Doença Periodontal e alterações sistêmicas

LINDHE et al., 1999

A periodontite é uma doença infecciosa inflamatória do periodonto, caracterizada por perda óssea alveolar com colapso do ligamento periodontal. Na etiopatogênese da doença periodontal não apenas o fator microbiano, mas também a resposta imunoinflamatória do hospedeiro contínua ao estímulo recalcitrante das bactérias do biofilme subgengival são apontadas como responsáveis pelo mecanismo de lesão tecidual.
Com relação ao fator microbiano, dentre o grande espectro de bactérias Gram-negativas observadas nos sítios acometidos, alguns patógenos putativos são mais frequentemente encontrados. Este grupo de bactérias dominantes inclui Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Tannerella forsythia, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, Fusobacterium nucleatum, Campylobacter rectus e Treponema denticola. (Academia Americana de Periodontia-AAP, 2005)



Modificado de Page & Kornman, 1997


A susceptibilidade à periodontite envolve uma tríade formada por: bactéria, hospedeiro e fatores ambientais (SEYMOUR & TAYLOR 2004).
Os anticorpos são as moléculas que desempenham importante papel na resposta imune aos vários agentes infecciosos. A suscetibilidade à periodontite provavelmente se situa em torno de uma capacidade ou incapacidade de produzir anticorpos eficazes contra uma agressão microbiana específica.
Algumas condições sistêmicas como diabetes, osteoporose, ateroesclerose, infarto, alterações hormonais, risco de parto prematuro, doenças endócrinas e cardiovasculares, fumo, estresse, deficiências nutricionais, infecções pulmonares, etc tem sido apontadas como importantes na progressão do colapso tecidual.
Estudos confirmaram que pacientes com doença periodontal têm risco 2X maior de infarto, em relação a pacientes normais. Bem, o infarto e a periodontite são causadas pelos mesmos fatores de risco: fumar, diabetes e o excesso de peso.
Uma pesquisa Brasileira recente publicada no Journal of Periodontology afirma que a periodontite aumenta em até quatro vezes o risco de a pessoa ter níveis de triglicerídeos no sangue maior do que o tolerado e também diminui os níveis de HDL, conhecido como colesterol "bom" -o que aumenta o risco de desenvolver aterosclerose (formação de placas nas paredes das artérias).
"As análises apontam que os pacientes com periodontite crônica têm níveis elevados de LDL oxidado no sangue em comparação com as pessoas saudáveis. Essa oxidação é a causa da doença aterosclerótica", explica a autora do estudo, a dentista Andréa Moreira Monteiro, da USP.(Artigo original em inglês :http://www.joponline.org/doi/abs/10.1902/jop.2009.080431)
A Medicina Periodontal vem passando por constantes revisões, porém, mais estudos são necessários para estabelecer a correlação entre doença periodontal e algumas condições sistêmicas.
FONTE: Journal of Periodontoly

Congressos ABO-2009


10º Congresso Internacional do Paraná
27 a 29 de agosto - ABO/ PR
INFORMAÇÕES: E-mail: secretaria@abop.org.br
Site: http://www.ciopar.org.br/

3º Congresso Internacional de Odontologia, 11º Congresso de Odontologia do Rio Grande do Norte
3 a 6 de setembro - ABO/RN
INFORMAÇÕES: Tel: (+84)3222.3812E-mail: congresso@aborn.org.br
Site: http://www.aborn.org.br/

15º Congresso Internacional de Odontologia de Goiás
23 a 26 de setembro - ABO/ GO
INFORMAÇÕES: Tel: (+62) 3236.3100E-mail: abo@abo-go.org.br
Site: http://www.abo-go.org.br/

6º Congresso Alagoano de Odontologia
8 a 10 de outubro - ABO/ AL
INFORMAÇÕES: Tel: (82) 3235.1008E-mail: aboal@aboal.org.br
Site: http://www.aboal.org.br/

4º Congresso Internacional de Santa Catarina
21 a 24 de outubro - ABO /SC
INFORMAÇÕES: Tel: (+48) 3248.7101E-mail: abosc@abosc.com.br
Site: http://www.ciosc.com.br/

2º Congresso Internacional de Odontologia do Mato Grosso do Sul
29 a 31 de outubro - ABO / MS
INFORMAÇÕES: Tel: (+67) 3383.3842 E-mail: mailto:aboms@terra.com.br
Site: http://www.aboms.org.br/