terça-feira, 21 de julho de 2009

Saudades,Pai!!


Hoje não irei falar nada sobre Odontologia, mas sobre a Saudade!!
A palavra saudade só existe na língua portuguesa. Os outros idiomas têm dificuldade em atribuir-lhe um significado preciso. Sobre a saudade, podemos encontrar definições como "Sentimento mais ou menos melancólico de ausência, ligado pela memória à situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável"; ou "Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distante ou extinta. Pesar pela ausência de alguém que nos é querido".
Hoje faz exatos 1 ano que meu pai nos deixou... Médico-ginecologista, estudioso, sonhador, filósofo, humano (ajudou muitas pessoas em anonimato), desorganizado, cozinheiro (especialidade feijoada carioca), Tio-sopa (uma amiga deu este apelido por ele adorar sopa), amigo (a relação era mais de amigo que pai-filhas), mas também com inúmeros defeitos (como todos nós). Já sorrir e chorei muito com ele! Já lutei com ele e por ele, desistir e criei esperanças de novo!
A dor da perda você só pode sentí-la quando vive! É o curso natural da vida, mas quem disse que seria fácil aceitar tamanha dor?. Ele não vai mais estar nos almoços de domingos, ele não me levará e nem buscará mais no aeroporto e nem verei seu sorriso “amarelo” ao se despedir, seguido da frase “tenha cuidado e juízo”. Ele não vai estar ao meu lado me incentivando, sonhando comigo, me fazendo rir e chorar também. Quando eu entro no carro e ligo som, começo a dançar sacudindo as mãos (mania minha!rs), ele não me acompanhará na dança como sempre fez e achava graça do meu gesto! Ele não sairá mais para dançar comigo também. Ele não estará mais aqui para dizer “Filha, relaxe e viva!”. Ele não mais “brigará” comigo.rs... Ele não acompanhará minha carreira profissonal e nem irá "dar dicas", ele não verá eu construir uma família, etc. Quem vai sugerir livros interessantes?Quem vai discutir determinada leitura?
Ele gostava dos encontros, mas não gostava das despedidas. Acho que como todos nós!!
Pai e mãe são parte de nós. Perder alguém querido é perder-se. Foi-se um pedaço do peito. Foi-se uma parte de nós, da nossa família.
Sentimentos confusos nesta hora. Ele se foi, e sentimos falta. Saber que nunca mais vou abraçá-lo... Mas a cada sentimento de tristeza pela perda, imediatamente penso nos momentos felizes e me conforto ao pensar que ele deve esta super bem e desejando que também estejamos bem e que sejamos muito felizes!!
Engraçando que eu cresci o ouvindo dizer: ”No dia em que eu morrer nada das 4 filhas chorando. Eu quero alegria, por que eu sei que eu estarei bem e quero que vocês fiquem bem. A morte não é o fim!"
Hoje penso que nós adiamos por muitas vezes gestos, atitudes que são realmente importantes da vida, na ilusão de que “dará” tempo fazer tudo. Dois dias antes de ele falecer, ligou dizendo que precisava nos ver e queria almoçar junto!! Ah!Se eu soubesse!Teria abraçado mais e dito que o amava!
Saudades eternas, Pai!

4 comentários:

  1. ...e pelo visto ele cumpriu muito bem o papel de pai, já que podemos constatar ao ler este texto de autoria de sua filha carregado de emoção, amor, respeito e admiração, mas acima de tudo uma demonstração linda de um dos mandamentos da Igreja Católica: Honrar pai e mãe.

    ResponderExcluir
  2. Oh, Jany!!! Que texto lindo!!!! Super-emocionante!!! O bom é que vc o reconhece como seu pai-herói. Muito bonita a relação que vcs tinham.
    Como já sabe minha história, sabe que eu acredito que a "morte" realmente não é o fim.
    Beijo enorme no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Irmã!!! Você disse tudo sobre nosso Pai....realmente ele faz muita falta e hoje um momento tão desejado e esperado na sua vida...faltou ele...mais tenha certeza que ele esta torcendo pela sua vitória e sabe a grande filha que ele tem...tenho certeza que ele esta em um bom lugar e olha e cuidando da gente aqui...SAUDADES ETERNAS PAIIIII !!!

    ResponderExcluir
  4. Ânonimo(melhoras para vc...estou na torcida!rs),Elaine e July!Obrigada pelo carinho!Bjussss

    ResponderExcluir