sexta-feira, 24 de julho de 2009

Odontologia e vírus Influenza A/H1N1

Foto:Centro de Vigilância epidemiológica-SP
A Influenza A/H1N1 é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Caso ocorra transmissão os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após o contato. Não há registro de transmissão da Influenza A/H1N1 para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados. Este novo vírus não resiste a altas temperaturas (70ºC).
Atualmente o diagnóstico do novo vírus Influenza A/H1N1 é realizado através do teste de Imunofluorescência indireta (IFI), seguido da reação em cadeia pela polimerase (PCR), específica para este novo vírus, que permite caracterizar casos altamente suspeitos. Testes comerciais rápidos para identificação do vírus Influenza A e B em secreções respiratórios não permitem a confirmação diagnóstica do novo vírus Influenza A/H1N1, portanto não devem ser utilizados para esta suspeita diagnóstica.
A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta cirurgiões-dentistas para os cuidados que devem tomar em seus consultórios diante dos riscos de contaminação pela Influenza A, com base em informações divulgadas por entidades internacionais e pelo Ministério da Saúde.
Diante dos riscos que a gripe suína, ou Influenza A, está representando, a ABO divulga informações publicadas pela Organization for Safety and Asepsis Procedures (Osap), pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos EUA, e pelo Ministério da Saúde que alertam os cirurgiões-dentistas e profissionais de saúde em geral sobre os cuidados que devem tomar nesta situação.
A Osap, entidade parceira da ABO e voltada a divulgar os cuidados em biossegurança na Odontologia internacionalmente, destaca que os profissionais devem estar atentos aos sintomas da gripe nos seus pacientes e, caso apresentem algum deles, o tratamento deve ser interrompido e a pessoa encaminhada ao médico. Toda a equipe odontológica deve dar atenção especial aos cuidados em biossegurança recomendados, principalmente com relação a doenças respiratórias.
A entidade disponibiliza em seu site documentos com informações detalhadas sobre esta e outras recomendações, como “Protocol for Managing Dental Patients with Confirmed or Suspected Respiratory Infection and for Dental Patients with Confirmed or Suspected Tuberculosis”, “Fact Sheet on Preventing the Flu: Good Health Habits Can Stop Germs”, entre outros.
Dedicado a promover saúde e qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças, o CDC também publicou em seu site documento especialmente produzido para a prevenção da Influenza A nos serviços odontológicos. “Prevention of Swine Influenza A (H1N1) in the Dental Healthcare Setting” aborda os alertas visuais da doença, higiene respiratória, os cuidados com as pessoas que apresentam sintomas, entre outras precauções.
Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde produziu material sobre a gripe direcionado a profissionais de saúde, com informações gerais sobre a doença, informes técnicos sobre a ocorrência de casos humanos, recomendações do governo, o plano brasileiro para enfrentamento da pandemia, entre outras.
Ao divulgar estas informações a ABO espera promover a melhor arma contra a Influenza A: a prevenção. Além disso, é muito importante conhecer bem a doença, seus sintomas e formas de tratamento e prevenção, para evitar ações erradas e precipitadas, como a maior procura que vem ocorrendo pelas vacinas contra gripe disponíveis nos postos de saúde pela campanha de vacinação do idoso.
Mais informações:
Fonte: ABO; Ministério Saúde

Um comentário: