terça-feira, 28 de julho de 2009

Ainda sobre o Tratamento Restaurador Atraumático...

Muitos Brasileiros, principalmente os de baixa renda, ainda não têm acesso aos serviços odontológicos e desconhecem os cuidados e a importância da saúde oral. Este não é um problema restrito apenas aos países do 3º Mundo, mas também, é um sério problema em alguns setores dos países desenvolvidos. O número de pessoas a nível mundial que ainda sofre com lesões de cárie não tratada chega a ser absurdo.
Além da falta de informação e acesso ao serviço odontológico, ainda temos que lidar com o fator MEDO. Sim! Há muitos anos que a palavra MEDO faz parte do cotidiano do Cirurgião-Dentista, pois as cadeiras do consultório odontológico são temidas por algumas pessoas por causa do “famoso motorzinho” odontológico.
A técnica de remoção do tecido cariado com instrumentos manuais (curetas) associado ao selamento da cavidade e fissuras adjacentes com material de presa química está sendo bastante utilizado em locais onde existe a invibialização do tratamento convencional (locais sem energia elétrica, por exemplo).
A abordagem do ART é de máxima prevenção com mínima intervenção.
- Vantagens:
Baixo custo e simplicidade do equipamento
Não utiliza anestesia, praticamente indolor
Uso do CIV→adesão química ao dente→liberação de flúor→remineralização da dentina e esmalte→prevenção da recidiva de cárie
- Limitações:
Desconhecimento do seu potencial de longevidade
Falta de conhecimento profissional sobre a técnica
- Contra-indicações
Exposição pulpar
Dor
Fístula
A técnica ART, consiste basicamente em:
1. Isolamento relativo do campo operatório com rolos de algodão.
2. Abertura da cavidade com instrumento cortante manual (curetas).
3. Remoção do tecido cariado (dentina infectada), com movimentos circulares e horizontais a união esmalte dentina, com o uso de instrumentos manuais (escavadores e curetas dentinárias).
4. Dar-se-á a remoção da dentina cariada profunda até quando, sob o ponto de vista clínico, o operador julgar necessário, de modo que não ocorra a exposição pulpar e sensibilidade do paciente.
5. Limpeza e secagem da cavidade com bolinhas de algodão.
6. Condicionamento da dentina com solução de ácido poliacrílico a 10%, com bolinha de algodão, por 10 segundos. Imediatamente após lavar a cavidade pelo menos duas vezes com uma bolinha de algodão umedecida em água.
7. Secagem da cavidade com bolinhas de algodão, enquanto o auxiliar odontológico espatula o cimento ionômero de vidro seguindo as recomendações do fabricante.
8. Inserção do material restaurador CIV na cavidade com auxílio de uma espátula de inserção.
9. Remoção do excesso do material e ajuste oclusal com um instrumento cortante manual.
10. Aplicação do protetor sobre a restauração (verniz ou esmalte de unha incolor)
11. Remoção do isolamento relativo.
INDICAÇÃO DE LEITURA:

TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO PARA CÁRIE DENTÁRIA - Frecken,Jo.,E; Christopher J. Holmgren, Liv. Santos, 1ª ed.,106p.,2000 - tradução: Profra Márcia Cançado Figueiredo
TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO - Imparato, JCP, Editora Maio, 5º edição, 360p. Curitiba

Um comentário:

  1. O ART é uma técnica muito utilizada na clínica, principalmente em crianças, a fim de adequar o meio bucal. E também, pode-se dizer que de acordo com a prática do dia-a-dia, obtem-se bons resultados. Muito interessante este assunto!! Mila

    ResponderExcluir