domingo, 19 de setembro de 2010

Home Care Odontológico e a Moto-Odonto

Caros leitores,

Eu acho que muitos aqui já ouviram falar em um novo conceito de prestação de serviço na área de saúde, o “HOME CARE ODONTOLÓGICO”. Ao longo dos últimos anos, esta modalidade vem se multiplicando.

O cirurgião-dentista presta atendimento a partir de equipamentos móveis especialmente desenvolvidos para este tipo de atividade. Quase todos os procedimentos odontológicos são realizados como se estivesse no consultório, além da realização de um trabalho de prevenção e conscientização da higiene bucal. O serviço de HOME CARE ODONTOLÓGICO se destina, principalmente, a pacientes com dificuldade de locomoção como:

*Pacientes idosos
*Pacientes internados em Hospitais ou Casas de Repouso;
*Pacientes imobilizadas temporariamente (acidentados)
* Vítimas de AVC (acidente vascular cerebral);
* Deficientes físicos e mentais;
*Além de pacientes com fobia ao Tratamento Odontológico, algo bastante comum

Uma matéria do Globo de SP, publicada hoje, nos traz mais uma novidade. Com o crescente desenvolvimento das grandes cidades, driblar o trânsito caótico da cidade de São Paulo, esta cada vez mais difícil. Pensando nisso foi criado o MOTO-ODONTO, ou consultório odontológico sobre motocicleta. Funciona assim: o paciente com dor de dente liga a qualquer hora do dia ou da noite para uma central telefônica que aciona um dos 100 dentistas credenciados na Grande São Paulo. A central mobiliza o dentista que mora ou trabalha mais próximo do local onde está o cliente. Enquanto o dentista se desloca de carro, a moto-odonto mais próxima, localizada por GPS, leva o consultório dentário para o endereço indicado.

A caixa tem todos os motorzinhos, pinças e sugadores que caracterizam um consultório fixo. O equipamento permite fazer de extrações, curativos, drenagem e controle de hemorragias, tanto em residências quanto em locais de trabalho ou lazer. O prazo de atendimento é de no máximo 30 minutos.

"São Paulo é uma metrópole com população muito grande e um trânsito bastante complicado. O importante era chegar o mais rápido possível, tanto equipamento quanto dentista. Quem está com dor de dente tem de ser atendido o mais rápido possível", diz o diretor técnico da empresa SOS Dental, franquia fluminense que traz o serviço para São Paulo, Kikuo Sato.

O presidente do Conselho de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Ideval Serrano, afirma que já viu atendimento em vans, mas nunca sobre motos. "Acho que se a pessoa for necessitada pode ser bom. Ajuda um pouquinho, mas nada como ter consultório em uma clínica bem montada", afirmou. Ideval afirma que o serviço pode contrariar a norma SS 15 , do Ministério da Saúde, que estabelece as normas para a prestação de serviços odontológicos. Colega de Sato, a diretora técnica Carina Scapin explica por que o equipamento vai sobre a moto e não com o dentista. "Se o consultório fosse com o dentista, teríamos que ter um equipamento para cada profissional. O equipamento tem de voltar para a central para ser desinfectado, esterilizado", afirmou. De acordo com ela, quase todos os instrumentos são importados e o baú foi especialmente desenvolvido para suportar o consultório ambulante.
Cada uma das dez motos equipadas com consultório móvel têm de ter uma licença especial da prefeitura para transportar o equipamento, que pesa 25 quilos. O gerente de novos negócios da empresa que presta o serviço, Marcelo Mariano, afirma que as motos foram padronizadas para atender as exigências da prefeitura e os motoboys passaram por treinamento para o serviço.
________________
Bem, a busca pelo diferencial no atendimento Odontológico esta cada vez maior. O que dificulta no nosso caso é justamente as limitações que ainda temos em relação a todo o equipamento.

Agradecimentos:

Sugestão de Post enviada por Dr.Lourival Ribeiro Santos Filho (Médico Ginecologista, meu tio, leitor assíduo do Blog e meu incentivador também). Meu muito obrigado por me incentivar a não desistir dos meus sonhos, mesmo sabendo que os caminhos a seguir nem sempre são de flores!rs
Bom domingo a todos!!
FONTE: G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário