domingo, 30 de maio de 2010

Escovação X Risco de doenças vasculares



Um estudo da University College London, foi publicado no dia 27 de maio de 2010 na Revista especializada British Medical Journal.


O estudo foi realizados nos últimos oito anos com mais de 11 mil adultos da Escócia e de ambos os sexos e idade até 50 anos. Os participantes do estudo deram informações sobre seus hábitos de higiene oral, bem como se fumavam, faziam atividades físicas e se faziam visitas frequentes ao dentista. Além disso, também foram coletadas amostras de sangue e informações sobre o histórico de cada paciente e de doenças cardíacas na família.


De acordo com o estudo, pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes por dia aumentam em 70% as chances de ter doenças cardíacas.Foi a primeira vez que se confirmou que a frequência da escovação tem influência no risco de doenças cardíacas.



A pesquisa foi coordenada por Richard Watt, da University College London. Ele afirma que ainda são necessários mais estudos para verificar se a relação entre higiene oral e doenças cardiovasculares é "causal ou meramente um marcador de risco".


Para fazer a leitura do artigo na íntegra, em inglês ,clique aqui: http://www.bmj.com/cgi/content/full/340/may27_1/c2451 (caso não consigam, podem me enviar email que disponibilizo)

FONTE: British Medical Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário