domingo, 20 de dezembro de 2009

Mais de 93% das pessoas com Doença Periodontal têm alto risco de Diabetes

Um estudo recente da Universidade de Nova York indica que 93% das pessoas que apresentam doença periodontal – condição marcada por inflamação ou infecção nas gengivas e tecidos de suporte dos dentes – podem ser considerados de alto risco para o desenvolvimento de diabetes, e devem ser triados quanto aos níveis de glicose no sangue. Baseados em análises de dados de quase 3 mil pessoas que não tinham diabetes, os resultados indicaram que, entre aqueles sem os problemas bucais, 63% tinham risco aumentado de diabetes, contra 93% daqueles com a doença na gengiva.

Pesquisas anteriores haviam mostrado que a doença periodontal está ligada a piora da doença cardiovascular e elevação dos marcadores biológicos de inflamação. Os diabéticos que apresentam doença periodontal têm mais dificuldade em controlar seus níveis de açúcar no sangue. Essa situação se enquadra no fato de que qualquer quadro inflamatório deflagra reações orgânicas que podem dificultar a manutenção da glicemia em valores ideais.

As orientações da Associação Americana do Diabetes recomenda a triagem do diabetes para pessoas com mais de 45 anos que apresentam sobrepeso (índice de massa corporal de 25 ou mais) e para aquelas com menos de 40 anos que têm sobrepeso e pelo menos um fator de risco adicional para a doença. Na nova pesquisa, dois desses fatores de risco adicionais – pressão alta e ter um parente de primeiro grau (pais ou irmãos) com diabetes – foram relatados em um significativo número de pessoas com doença periodontal, em comparação com pessoas sem a doença bucal.

Publicados esta semana no Journal of Public Health Dentistry, os resultados aumentam as evidências que associam infecções periodontais a um aumento no risco de diabetes, além de indicar que metade desses pacientes com doença periodontal e alto rico de diabetes haviam visitado o dentista no ano anterior à pesquisa. "À luz dessas descobertas, a visita ao dentista poderia ser uma oportunidade para conduzir uma triagem inicial para o diabetes – um importante primeiro passo para identificar esses pacientes que precisam de acompanhamento para diagnóstico da doença", destacaram os autores

Fonte: New York University. Research News. 14 de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário