domingo, 20 de dezembro de 2009

Dentes Sensíveis

Caros leitores,

Diariamente, no consultório, o que venho observando com frequência é a queixa de dentes sensíveis. Muitos pacientes fazendo uso da técnica incorreta da escovação (uso de muita força) e tipo de escova (muitos utilizam a escova com cerdas dura e não macia), além de outros fatores que irei citar ao longo do texto.



A ingestão de refrigerantes, isotônicos e outras bebidas ácidas, de baixo pH, pode causar a erosão ácida do esmalte ou da dentina e expor os túbulos dentinários, levando à hipersensibilidade. Este é um hábito crescente que preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, um terço da população adulta (principalmente entre 30 e 45 anos) sofre com dentes sensíveis, segundo pesquisas.

Escovar os dentes com muita força e o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidos são os principais fatores que levam à sensibilidade dos dentes, segundo dentistas da Academy of General Dentistry dos Estados Unidos. Uma pesquisa com 700 especialistas apontou que um terço dos dentistas indica que o consumo de alimentos ácidos é a principal causa dos dentes sensíveis, seguido da técnica de escovação.

Resultado da irritação do nervo do dente, a sensibilidade dos dentes é caracterizada pelo desconforto ou dor súbita e acentuada em um ou mais dentes, principalmente quando se consome alimentos ou bebidas quentes ou frias demais, quando se inspira ar frio, ou com a pressão sobre o dente. Segundo a Academia, ela afeta pelo menos 40 milhões de americanos adultos.

Segundo o especialista Van B. Hayward, da Escola de Odontologia do Medical College of Georgia, a escovação agressiva e as substâncias ácidas podem desgastar o esmalte dos dentes e afetar também as gengivas. "Quando a camada protetora do esmalte é corroída ou as linhas da gengiva recuam, um tecido mais sensível no seu dente – chamado dentina – pode ficar exposto", explicou o dentista. "A dentina se conecta ao centro do nervo interno do dente, então, quando ela está desprotegida, o centro nervoso pode ser deixado sem escudo e vulnerável a sensações, incluindo a dor".

Além dessas duas causas principais citadas na pesquisa, os dentistas relataram que alguns cremes dentais, enxaguantes bucais e produtos para branquear os dentes, além de dentes quebrados ou rachados, bulimia e refluxo, podem contribuir para a sensibilidade dos dentes.

Algumas recomedações para aliviar o problema:

1. Evitar cremes dentais clareadores e usar um creme dental especial para dentes sensíveis;
2.Evite tratamentos cleareadores sem indicação;
3.Usar uma escova de cerdas macias e pontas arredondadas;
4.Ter boa prática de higiene oral, usando fio dental regularmente e escovando os dentes pelo menos 3 vezes por dia durante dois ou três minutos;
5. Manter a escova em ângulo de 45 graus, escovando delicadamente em movimentos circulares, com a escova na ponta dos dedos, e não na palma da mão. Nunca utilizar movimento horizontal e com muita pressão;
6.Evitar alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes e alimentos cítricos.

Fonte: Academy of General Dentistry. Press release. Novembro de 2009

Um comentário:

  1. Parabéns!!Excelente texto e de grande importância!!Abs

    ResponderExcluir