quinta-feira, 31 de março de 2011

Pesquisadores UNICAMP criam novo gel para Implantes Ósseos com menos rejeição

Folha S.Paulo

Pesquisadores da Unicamp criaram um novo gel que pode ser a solução mais eficaz para o preenchimento ósseo, em pequenas fraturas e implantes dentários.


O hidrogel desenvolvido pelo Instituto de Química da universidade tem uma composição semelhante à do osso. É formado por elementos inorgânicos e orgânicos, o que diminui as chances de o corpo rejeitar o implante.


A química Geovanna Pires, que desenvolveu o produto, criou um composto formado por hidroxiapatita, material que dá rigidez à substância, e por quitosana, componente orgânico similar ao colágeno do osso.


"Enquanto o hidrogel é absorvido pelo organismo, o osso vai ocupando o espaço e se recompondo", diz Pires, que trabalhou quatro anos nesse projeto.


A textura do hidrogel permite que ele seja moldado e cortado pelos médicos exatamente do tamanho do local em que houve a lesão. "O médico só preenche o buraco, o organismo faz o resto."


Os pesquisadores aguardam agora os testes em animais e em pessoas. Pires calcula que em seis anos o gel já poderá ser comercializado.


FONTE:Jornal Unicamp;Folha S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário