quinta-feira, 31 de março de 2011
Um giro pelo Mundo:Curiosidades "Odontológicas"
Pesquisadores UNICAMP criam novo gel para Implantes Ósseos com menos rejeição
Pesquisadores da Unicamp criaram um novo gel que pode ser a solução mais eficaz para o preenchimento ósseo, em pequenas fraturas e implantes dentários.
O hidrogel desenvolvido pelo Instituto de Química da universidade tem uma composição semelhante à do osso. É formado por elementos inorgânicos e orgânicos, o que diminui as chances de o corpo rejeitar o implante.
A química Geovanna Pires, que desenvolveu o produto, criou um composto formado por hidroxiapatita, material que dá rigidez à substância, e por quitosana, componente orgânico similar ao colágeno do osso.
"Enquanto o hidrogel é absorvido pelo organismo, o osso vai ocupando o espaço e se recompondo", diz Pires, que trabalhou quatro anos nesse projeto.
A textura do hidrogel permite que ele seja moldado e cortado pelos médicos exatamente do tamanho do local em que houve a lesão. "O médico só preenche o buraco, o organismo faz o resto."
Os pesquisadores aguardam agora os testes em animais e em pessoas. Pires calcula que em seis anos o gel já poderá ser comercializado.
FONTE:Jornal Unicamp;Folha S.Paulo
terça-feira, 22 de março de 2011
X Congresso Brasileiro de Odontologia para pacientes com Necessidades Especiais
A Fundação Educacional de Barretos, através do Departamento de Odontologia e com apoio do CRO-São Paulo, realizará de 7 a 9 de abril o X Congresso Brasileiro de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.
O evento ocorrerá em Barretos, São Paulo, e tem como objetivo principal agregar as comunidades de Odontologia e pesquisadores na discussão dos temas principais dessa especialidade.
Para maiores informações e inscrições acessem: http://www.unifeb.edu.br/congressoodonto/apresentacao.html
***Pacientes Especiais são aqueles que apresentam qualquer tipo de condição que os façam necessitar de atendimento diferenciado por um período ou por toda sua vida. Nesse grupo estão incluídos os portadores de doenças metabólicas como o diabetes, alterações dos sistemas, como a hipertensão, condições transitórias, como gravidez, pessoas que perderam sua condição de normalidade como as vítimas de acidentes, os idosos, os deficientes mentais, entre outros (RESENDE, 1998).
domingo, 20 de março de 2011
Divulgação Projeto REVIVA:Eu indico!!
O projeto REVIVA foi especialmente elaborado por uma equipe de médicos intensivistas e profissionais de saúde altamente especializados para garantir a continuidade dos cuidados em saúde em domicílio. Assistência fornecida de forma integral e humanizada, a pacientes após internamento hospitalar prolongado, após internamento em unidades de terapia intensiva ou semi intensiva, bem como a pacientes em pós operatório domiciliar. Essa mesma equipe elaborou planos de cuidados para prevenção primária e secundária em saúde de pacientes portadores de doenças crônicas, limitação funcional, necessidades especiais, idosos ou portadores de seqüelas neurológicas. Seja um protegido REVIVA e sinta a segurança e a tranqüilidade de contar com um apoio especializado.
Missão
Garantir a melhor qualidade de vida possível aos seus associados através do estabelecimento de planos de cuidados domiciliares em saúde.
Visão
Colaborar com a melhoria da qualidade de vida em saúde do seu público alvo.
Valores
» Respeito ao sigilo e a ética para com nossos clientes.
» Assistência integral e humanizada.
» Respeito às individualidades, necessidades e limitações dos nossos clientes e seus familiares.
» Garantia ao protegido REVIVA da elaboração de um plano de cuidados que lhe proporcione mais segurança, tranqüilidade, orientação e consciência no seu processo de saúde/doença. - Busca por qualidade, inovação contínua e excelência;
» Reconhecimento de sua equipe como a família REVIVA, no melhor estilo cuidando de quem cuida.
» Ação social com promoção de qualidade de vida ao nosso público alvo.
Áreas de Atuação
Salvador-Ba e outras cidades da região metropolitana.
___________
Para maiores informações visite o site:
http://www.saudereviva.com.br/ ou pelo telefone:(71) 3019-7221
sexta-feira, 18 de março de 2011
FO-USP testa novo aparelho para detectar Câncer de Boca
Um novo aparelho para detectar o câncer de boca está sendo testado em um estudo da Faculdade de Odontologia (FO) da USP. O Velscope é único na América Latina e foi adquirido do Canadá no final de agosto de 2010. O equipamento vem sendo utilizado na Clínica Odontológica da FO em pacientes com lesões suspeitas de malignidade (lesões ulceradas que não cicatrizam em até 15 dias e lesões brancas que não saem a raspagem). O objetivo é verificar o quanto, de fato, ele auxilia na localização de um possível tumor maligno.
Diferentemente de um outro aparelho em estudo no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) , o Velscope funciona por fluorescência-clínica. A mucosa é exposta a luz, com um comprimento de onda específico, e os tecidos displásicos, aqueles com potencial a serem câncer, refletem a luz de maneira diferente e aparecem mais escuros. O aparelho no HC funciona por outro método: um laser escaneia a região e as imagens ampliadas podem ser analisadas. Ambos, porém, podem ser utilizados em uma consulta simples, já que os métodos não são invasivos, não necessitando de anestesias ou cortes.
O professor Celso Augusto Lemos Júnior, orientador da pesquisa junto com o professor Norberto Nobuo Sugaya, ressalta que o principal objetivo é encontrar evidências científicas que indiquem se o aparelho é, realmente, uma ferramenta que facilita e acelera o diagnóstico. “Queremos testar o quanto ele pode auxiliar a escolher a área mais adequada da biópsia”, declara. Embora o estudo esteja em seu início, Lemos afirma: “Enquanto método auxiliar, o aparelho pode ser vantajoso, já que ajuda a demarcar a área onde a biópsia deve ser feita. Porém, ele não dará um diagnóstico final e preciso, ou seja, a biópsia ainda será necessária.”
A pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é uma tese de doutorado de autoria da dentista Rita de Cássia Araújo Rocha e deve ser concluída em dois anos. Ela explica que, ao longo dos trabalhos, três grupos serão analisados com o novo aparelho. O primeiro com pessoas cuja doença já foi diagnosticada; o segundo com pessoas que possuem lesões potencialmente malignas e um terceiro com pessoas sem problemas visíveis.
Os pacientes serão, inicialmente, examinados clinicamente. Depois será feito exame com o corante azul de toluidina, que ajuda na demarcação de áreas com maior atividade celular. Num terceiro momento, será utilizado o Velscope para identificar com mais precisão as áreas afetadas e auxiliar na demarcação de onde será feita a biópsia, última etapa a qual o paciente vai se submeter.
_________________________
Pacientes com lesões na boca e suspeitas da doença podem procurar a Clínica Odontológica da FO às segundas e às quartas-feiras, na parte da manhã, a partir das 8 horas. Não há necessidade de agendamento. Basta comparecer ao local, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-7970 ou pelo email calemosj@usp.br.
FONTE:Agência USP
quinta-feira, 17 de março de 2011
DIVULGAÇÃO:Paralisação dos Profissionais de Saúde
O Conselho Federal de Odontologia apoia e endossa a suspensão do atendimento médico aos pacientes conveniados a planos e seguros de saúde, planejada para ocorrer em todo o território nacional no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.
Por entender que as reivindicações da classe médica são as mesmas dos profissionais de Odontologia, o CFO conclama todos os cirurgiões-dentistas brasileiros a aderirem à mobilização.
A paralisação na verdade é uma forma de protesto contra o desrespeito com que os profissionais de saúde vêm sendo tratados pelas empresas de saúde suplementar, as quais têm adotado medidas que interferem diretamente no atendimento médico-odontológico dos pacientes, pagando preços irrisórios pelos procedimentos e, inclusive, pressionando estes profissionais a reduzirem a quantidade dos procedimentos adotados.
Além disso, os profissionais de saúde querem manifestar desagrado para com os valores dos honorários pagos pelas seguradoras de saúde, cujos reajustes dados nos últimos dez anos têm sido irrisórios – considerados os aumentos, bem acima da inflação, no valor das mensalidades aos conveniados.
Com isso, médicos e cirurgiões-dentistas reivindicam a melhoria na qualidade do atendimento aos conveniados, a regularização dos contratos entre as operadoras de saúde e os profissionais, já que muitos contratos contrariam normas da Agência Nacional de Saúde suplementar (ANS), e o reajuste periódico nos valores dos honorários repassados.
“É de extrema importância que os cirurgiões-dentistas façam parte da paralisação do dia 7 de abril juntamente com os médicos para mostrar a insatisfação pelo que é pago pelas operadoras de planos de saúde, que aviltam a nossa profissão. Devemos exigir, pelo menos, que se respeite a CBHPO, como valor mínimo a ser pago pelos procedimentos. Isso traria um mínimo de tranquilidade para o cirurgião-dentista e, consequentemente, um tratamento de melhor qualidade para a população”, declara o presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues.
No entanto, a paralisação geral dos profissionais de saúde não pretende prejudicar os pacientes previamente agendados. A interrupção do atendimento não afetará casos de urgência e emergência, já os pacientes conveniados a planos de saúde com consulta previamente agendadas para o dia 7 serão devidamente orientados a remarcar consulta em nova data.
A atual administração, que encerrará o mandato no dia 16 de março, dirigiu o CROBA nos últimos dois anos depois ter vencido também em dois turnos na eleição realizada em 2008. “É um momento importante para a odontologia baiana por isso devemos aguardar dentro do contexto de suas propostas a concretização de melhores momentos para a nossa profissão”,estaca o atual presidente Mário Ferraro.
Novo Plenário:
Presidente: Francisco Xavier Paranhos Coelho Simões
Secretário: Antonio Fernando Pereira Falcão
Tesoureira: Sandra Maria Ferraz Mello
Presidente da Comissão de Tomada de Contas: Fabiano Pires Neves
Presidente da Comissão de Ética: Ricardo Araújo da Silva
Membros Suplentes: Carlos Antonio Dourado Campos, Marcelo de Azevedo Rios, Marcel Lautenschlager Arriaga, Antonio Raimundo Rezende Campos e Danilo Chequer Freire de Souza.
Justiça Bloqueia Bens da IMBRA
O Ministério Público obteve liminar da Justiça que apreende todos os bens imóveis e dos ativos financeiros registrados em nome da IMBRA S/A, Santana Societária S/A, IMBRAPAR Participações Societária S/A e de seus sócios Jorge Luiz Gualberti Martins Rocha, Fábio Sandri, Raul vieira de Carvalho Neto, Geraldo de Souza Ribeiro e Marco Antônio Campos Nishigaki. O arresto visa a garantir futura indenização por danos materiais e por danos morais coletivos aos consumidores lesados pela IMBRA, que encerrou atividades no ano passado.
A liminar foi obtida em ação cautelar de arresto proposta pelo promotor de Justiça do Consumidor, Roberto Senise Lisboa, na qual é alegado que a IMBRA violou direitos de inúmeros consumidores, seja prestando serviços defeituosos, seja deixando de prestar os serviços contratados.
Na decisão, o juiz Samuel Francisco Mourão Neto, da 25ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo reconhece que “os elementos constantes dos autos revelam, em princípio, vários casos de violação contratual perpetrados pelos réus, representados por grande quantidade de reclamações feitas por consumidores, bem assim por impressionante quantidade de ações individuais, muitas delas com condenação e acordos não cumpridos”.
O juiz destaca também que “a autofalência requerida pela ré IMBRA S.A., embora não decretada (ainda) é óbvio sinal de sua insolvência e, portanto, de sua impotência patrimonial para satisfazer as obrigações que assumiu, inclusive, e principalmente, em razão do não cumprimento de centenas e centenas de contratos, em detrimento de número significativo de consumidores, cujo grau de dispersão e relevância social conferem legitimidade ao Ministério Público para vir a juízo na tutela dos direitos individuais homogêneos”.
Na decisão, o juiz determinou a expedição de ofício ao Banco Central do Brasil para que sejam imediatamente bloqueados os ativos financeiros das empresas e de seus sócios, além da indisponibilidade ou arresto dos bens imóveis e dos veículos de propriedade das empresas e de seus sócios.