sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dentistas alemães já estão usando um novo tratamento para cáries em estágio inicial, que não requer a utilização de brocas.


Bom dia a todos os leitores,
Estudos científicos indicam que a odontofobia atinge de 15% a 20% da população.

Ontem a tarde uma paciente entrou na minha sala e me disse: ”- Quando entro no consultório, começo a suar frio. Só de pensar no barulho do "motorzinho", eu me arrepio!". Isso eu ouço com certa freqüência. Parece até que MEDO e DENTISTA caminham juntos.

O medo também pode ter raízes no passado. O paciente pode ter passado por situações negativas na sua infância. Este temor também pode ser "transmitido" de pai para filho. Isso pode acontecer quando o pai conta uma experiência dolorosa para a criança. Existem ainda situações como: fazer ameaças, transformando o próprio dentista, a anestesia ou a injeção em castigo quando a criança se nega ao atendimento. Ou ainda oferecer presente. Esta semana também ouvi uma mãe dizer a filha dela (minha paciente de 3 anos): ”-Se você deixar a Doutora tirar o ‘bichinho’, eu te dou uma Barbie”.




Bem, li a pouco no site Dw-world que uma boa notícia chegou de Hamburgo: um novo procedimento chamado Kariesinfiltration, da empresa DMG, que promete tratar cáries sem a utilização de brocas.

"O procedimento é eficaz no combate à cárie em estágio inicial, aquela que está no esmalte do dente e avançou no máximo até o primeiro terço da dentina. Tudo o que for mais profundo requer, infelizmente, a broca." Explica a diretora da DMG, Susanne Stegen.

O procedimento é voltado especialmente para cáries localizadas na região entre os dentes (interproxinal), mas também para pequenos defeitos em superfície lisa, como por exemplo em pacientes que usam aparelho.

Em toda a Alemanha existem aproximadamente seis mil profissionais que já aplicam o método Kariesinfiltration. O tratamento dura em média 20 minutos e custa entre 80 e 100 euros. O valor não é coberto pelos planos de saúde do país.

Os primeiros estudos clínicos com o Icon ainda não são conclusivos e baseiam-se, segundo Schiffner, num período de apenas 18 meses. "Esses estudos mostram que, em aproximadamente 75% das superfície dentárias tratadas, as cáries foram eliminadas."
FONTE: Dw-World

Nenhum comentário:

Postar um comentário