sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Adolescente tem dentes extraídos sem permissão legal!


No dia 24 de setembro de 2009, César Oliveira, um adolescente de 17 anos, passou por uma cirurgia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, para retirar apenas dois dentes, mas quando acordou o dentista havia retirado todos os dentes.

O tratamento dentário precisava ser feito no hospital porque ele tem problemas neurológicos. A mãe conta que, depois da cirurgia, o médico disse que tinha descoberto uma doença na gengiva de César e que, por isso, retirou todos os dentes. A mãe do adolescente afirma que não foi consultada sobre o procedimento.

Segundo o presidente do CRO-DF, Julio César, o conselho nunca registrou um caso parecido antes e o dentista não será afastado da entidade até que termine o julgamento. Ele acredita que a investigação vai durar de quatro a seis meses.

Na primeira audiência, que ainda não tem data para acontecer, as duas partes serão ouvidas. Se o dentista for condenado, pode receber uma advertência ou até perder o registro profissional. Caso isso aconteça e ele entre com recurso, o processo será analisado pelo Conselho Federal de Odontologia.

O dentista, no entanto, já foi afastado pela Secretaria Estadual de Saúde do DF do cargo que ocupava no hospital público. A coordenadora de odontologia do Hran também foi exonerada, por não ter comunicado o ocorrido ao gabinete do hospital e à secretaria. A Secretaria de Saúde informou que deseja "punir exemplarmente" os responsáveis e que já instaurou um processo administrativo disciplinar. De acordo com a pasta, a retirada de todos os dentes de um paciente de uma só vez nunca aconteceu antes e não é considerado um procedimento aceitável.

O Conselho Regional de Odontologia investiga o caso e se comprometeu a fazer um tratamento completo de reimplantes dentários no adolescente.
FONTE: Jornal Nacional;Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário