domingo, 13 de setembro de 2009

Osteoporose e Infecção Oral


Foram estudados 1,256 mulheres na pós-menopausa atendidas no Centro de Buffalo Women´s Health Initiative Observational Study para avaliação da associação existente entre osteoporose e perda óssea oral em mulheres na pós menopausa. Este estudo foi publicado em 2008 no Journal of Dental Research - "Osteoporosis and Oral Infection: Independent Risk Factors for Oral Bone Loss".

Os pesquisadores mediram a densidade óssea mineral e a altura da crista óssea alveolar das participantes. Eles também avaliaram infecção oral através de amostras da placa subgengival.

Com isto, os pesquisadores identificaram que densidade mineral óssea foi associada independentemente com média da altura alveolar em mulheres com menos de 70 anos. Embora, as mulheres com mais de 70 anos tenham apresentado pior perda óssea, os autores também associaram independentemente densidade óssea e infecção oral com altura alveolar.

Os autores concluiram que a densidade óssea e infecção oral “influenciam independentemente perda óssea bucal em mulheres na pós-menopausa com menos de 70 anos”.


FONTE: Journal of Dental Research, Vol. 87, No. 4, 323-327 (2008)

**Quem quiser ler o artigo, em inglês, disponibilizo via email.

Um comentário:

  1. Olá Jany!Parabéns pelo seu blog!
    Gostaria de receber o artigo sobre a osteoporose.
    Meu e-mail é: drivisco@hotmail.com.
    Desde já agradeço!
    Adriana Visco

    ResponderExcluir