domingo, 13 de setembro de 2009

Osteoporose e Progressão da Doença Periodontal


A Osteoporose se caracteriza por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido esquelético, comprometendo o osso trabecular e cortical (WHO,1994).

Esta doença pode estar ligada à perda óssea alveolar e consequentemente à perda dentária. A doença periodontal é também uma enfermidade crônica que destrói o osso de suporte dos dentes, sendo a maior causa da perda dentária.

Osteoporose e doença periodontal são doenças multifatoriais, crônicas e ambas dividem fatores de risco comuns. Na relação entre osteoporose e periodontite, acredita-se que a primeira não seja um fator etiológico, mas que pode aumentar a severidade da doença em casos de periodontite já estabelecida.

A despeito de suas etiopatogenias, tanto a osteoporose quanto a doença periodontal apresentam comprometimento do metabolismo ósseo, sendo aquela de ordem mais sistêmica que esta, de acometimento localizado nas estruturas periodontais. Por tal razão tem sido sugerida uma correlação entre estas duas patologias. (NONAKA et al., 2005)

De acordo com Consenso Médico em Osteoporose, realizado em São Paulo, em 1995, o pico de massa óssea na mulher ocorre em torno de 35 anos de idade; a partir de então há perda progressiva, de pequena intensidade, em torno de 0,1% ao ano. (BRUNNETTI, 2004)

Estudos têm tentado demonstrar que condições osteoporóticas, desencadeadas principalmente por falta de estrogênio, distúrbios do metabolismo do cálcio e fatores relacionados à idade podem exacerbar certas formas de periodontite.

Indivíduos com osteoporose parecem apresentar maior susceptibilidade ao desenvolvimento da doença periodontal, embora tal associação ainda não esteja definida. Logo, mais estudos bem delineados são necessários para a associação da doença periodontal com a osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário