As Entidades Nacionais Odontológicas – CFO, FIO, ABO, FNO e ABCD – convocam os cirurgiões-dentistas brasileiros a paralisarem o atendimento aos usuários dos planos odontológicos no Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, como forma de protestar contra as operadoras de planos odontológicos que desvalorizam o trabalho do cirurgião-dentista e a profissão.
A paralisação se deve ao aviltamento dos valores pagos pelos planos de saúde odontológicos, pela relação conflituosa entre os planos e os profissionais da categoria e pela falta de valorização dos profissionais. Esse procedimento acaba repercutindo na qualidade do atendimento à população brasileira.
Para se ter idéia, aproximadamente 44 mil cirurgiões-dentistas atendem por planos odontológicos na condição de pessoa física, essa estrutura somada às pessoas jurídicas cobrem em média 8% da população brasileira. A média de valor do plano odontológico para cada usuário é de R$11,20 para dar cobertura a aproximadamente 200 procedimentos, enquanto que a média do plano médico é de R$ 129,00 para dar cobertura a aproximadamente 4500 procedimentos. A Odontologia de grupo, por exemplo, gasta em média de 45 a 48% com assistência enquanto que os planos médicos gastam de 80 a 85%.
A união da categoria odontológica garantirá maior poder de representatividade na luta em busca de soluções para os mais graves problemas da odontologia.
FONTE:Site CFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário